Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

NASA divulga foto de super mancha solar

Nasa mostra foto de supermancha solar

Partículas liberadas podem danificar satélites e causar problemas de comunicação
Do R7

Nasa


A Nasa, agência espacial americana, divulgou, nesta quinta-feira (21), a super mancha solar 1112, que está crescendo rapidamente e lançando labaredas ao espaço. 



Até agora, nenhuma delas causou a ejeção de massa coronal em direção à Terra. O material ejetado é composto de plasma, principalmente elétrons e prótons, além de pequenas quantidades de materiais mais pesados como hélio, oxigênio e ferro.  

As partículas de energia liberadas nessas ejeções podem danificar satélites, causar problemas de comunicação e navegação em aviões, interromper o fornecimento de energia em residências e indústrias e colocar em risco a saúde de astronautas. 

Além disso, um vasto filamento de magnetismo está cortando o hemisfério sul do Sol; ele é tão grande que se estende a uma distância maior do que a que separa a Terra da Lua. 

Uma mancha quente e brilhante ao norte do meio do filamento é a radiação ultravioleta liberada pela mancha solar 1112. A proximidade não é uma coincidência: o filamento parece estar encravado na mancha solar abaixo. 

Se a mancha solar explodir poderá fazer com que toda a estrutura entre em erupção, mas até agora nenhuma das explosões desestabilizou o filamento.

Atualmente, a Nasa mantém 18 missões de obervação para entender os efeitos da atividade solar sobre a Terra. Uma delas é o Observatório de Dinâmica Solar (SDO, na sigla em inglês). Lançado em 11 de fevereiro deste ano, ele tira fotos detalhadas do Sol a cada 0,75 segundo.


Confira Na Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você simplesmente não ignorou esta informação. então deixe seu comentário.
/b/"Não deixes para a tarde o que podes fazer pela manhã"/b/