Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

sábado, 9 de abril de 2011

Estimule nos filho o amor à leitura e ao estudo


Crianças aprendendo a ler e a estudar

Estimule nos filhos o amor à leitura e ao estudo

POUCOS empreendimentos têm maior potencial de moldar o futuro de seus filhos do que ensiná-los a ler e a estudar. E quanta alegria isso pode dar! Para alguns, as melhores recordações da infância são os momentos em que seus pais liam para eles. A leitura em si pode ser um prazer, bem como seus resultados. Em especial no caso dos servos de Deus, pois estudar a Bíblia ajuda muito no desenvolvimento espiritual. Certo pai cristão observou: “As coisas que mais valorizamos se relacionam com a leitura e o estudo.”
Bons hábitos de estudo podem ajudar seus filhos a estreitar a relação deles com Deus. (Sal. 1:1-36) Saber ler não é um requisito para a salvação, mas a Bíblia associa a leitura a grandes benefícios espirituais. Por exemplo, Revelação 1:3 diz: “Feliz é quem lê em voz alta, e os que ouvem as palavras desta profecia.” Além disso, o valor da concentração — um importante aspecto do estudo — está claramente implícito no inspirado conselho que o apóstolo Paulo deu a Timóteo: “Pondera estas coisas; absorve-te nelas.” Por quê? ‘Para que o progresso dele fosse manifesto.’ — 1 Tim. 4:15.
É óbvio que simplesmente saber ler e estudar não garante que tais habilidades beneficiarão a pessoa. Muitos que têm essa aptidão não fazem bom uso dela; em vez disso, empenham-se em atividades menos proveitosas. Então, como os pais podem cultivar nos filhos a sede de conhecimento benéfico?

Seu amor e seu exemplo

As crianças aprendem a gostar de sessões de estudo quando estas são feitas com amor. O casal cristão Owen e Claudia lembra-se a respeito de seus dois filhos: “Eles aguardavam ansiosamente a hora do estudo porque era uma ocasião especial — sentiam-se protegidos e à vontade. Associavam essa atividade a um ambiente caloroso.” Mesmo quando os filhos chegam à adolescência, que pode ser desafiadora, um ambiente amoroso no estudo em família continuará a moldar o conceito deles. Os filhos de Owen e Claudia agora são pioneiros, e ainda se beneficiam do amor à leitura e ao estudo que seus pais estimularam neles.
Um poderoso aliado do amor é o exemplo. Filhos que costumam ver os pais lendo e estudando têm mais probabilidade de encarar essas atividades como parte natural da sua própria vida. Mas de que modo os pais podem dar esse exemplo se eles mesmos não são muito dados à leitura? Pode significar ajustar suas prioridades ou sua atitude em relação à leitura. (Rom. 2:21) Se a leitura for parte importante da sua rotina, isso causará uma forte impressão nos filhos. O empenho dos pais — em especial na leitura da Bíblia, na preparação para as reuniões e no estudo em família — deixará claro o valor dessas atividades.
Portanto, seu amor e exemplo são fundamentais em estimular nos filhos o desejo de ler. Mas que medidas você pode tomar para incentivá-los?

Um amor que começa com a leitura

Quais são algumas medidas importantes para estimular nos filhos o amor à leitura? Disponibilize livros para eles na tenra infância. Um ancião cristão, cujos pais estimularam nele o amor à leitura, recomenda: “Acostume seus filhos a manusear livros. Desse modo, os livros se tornarão amigos e parte da vida deles.” Assim, livros baseados na Bíblia, como Aprenda do Grande Instrutor  eMeu Livro de Histórias Bíblicas, tornam-se grandes companheiros de muitas crianças antes de elas aprenderem a ler. Quando você lê tais publicações com os filhos, você os expõe não só ao idioma, mas também a “assuntos espirituais” e “palavras espirituais”. — 1 Cor. 2:13.
Leia regularmente em voz alta. Estabeleça uma rotina diária de leitura com os filhos. Isso os ensina a pronúncia correta e reforça o hábito da leitura. O modo como você lê também é importante. Seja entusiástico, e eles também serão. Talvez descubra que os filhos vão lhe pedir para ler a mesma história vez após vez. Atenda ao pedido! Com o tempo, eles vão querer explorar novos assuntos. Mas cuide para não fazer da leitura um exercício forçado. Jesus deu o exemplo por ensinar seus ouvintes apenas “até onde eram capazes de escutar”. (Mar. 4:33) Por não forçar os filhos nesse sentido, eles aguardarão ansiosamente os momentos de leitura e você estará cada vez mais perto do alvo de estimular neles o amor à leitura.
Incentive a participação e converse sobre o que vocês leem. Para sua satisfação, os filhos logo reconhecerão, pronunciarão e entenderão o sentido de muitas palavras. Conversar sobre o que vocês leem pode acelerar o progresso deles. Esses diálogos os ajudam a “aprender palavras que mais tarde precisarão reconhecer e entender ao lerem”, explica um livro sobre como ajudar as crianças a se tornar bons leitores. “Para as criancinhas, cuja mente em desenvolvimento se empenha em tornar-se alfabetizada”, continua a mesma fonte, “a conversa é essencial — quanto mais significativa . . . tanto melhor”.
Peça aos filhos que leiam para você e incentive-os a fazer perguntas. Talvez você mesmo queira fazer perguntas e sugerir possíveis respostas. Desse modo, as crianças aprendem que os livros são uma fonte de informações e que há um significado por trás das palavras que leem. Esse método é especialmente útil quando o que você lê se baseia na Palavra de Deus — o texto mais importante de todos. — Heb. 4:12.
Mas nunca se esqueça de que ler é uma habilidade complexa. Exige tempo e prática para dominá-la.* Assim, não deixe de nutrir o crescente amor dos pequeninos pela leitura com generosos elogios. Elogiar os filhos os incentivará a gostar de ler.
Uma menina lendo

Leitura . . .

  • Disponibilize livros
  • Leia em voz alta
  • Incentive a participação
  • Converse sobre o que vocês leem
  • Peça aos filhos que leiam para você
  • Incentive os filhos a fazer perguntas

Valioso e agradável

Ensinar os filhos a estudar dá um objetivo à leitura. Estudar envolve aprender fatos e entender como estes se relacionam entre si. Exige a habilidade de organizar, lembrar e usar as informações. Uma vez que a criança aprende a estudar e vê o valor prático disso, o estudo se torna valioso e agradável. — Ecl. 10:10.
Ensine os aspectos essenciais do estudo. As noites de Adoração em Família, as considerações do texto diário e ocasiões similares são oportunidades excelentes para que seus filhos desenvolvam habilidades de estudo. Ficar quieto e focalizado num assunto específico por curtos períodos lhes ensinará a concentração, que é essencial para a aprendizagem. Além disso, você pode incentivar seu filho a dizer-lhe que ligação aquilo que ele acaba de aprender tem com o que ele já sabe. Isso o ensina a fazer comparações. Ou talvez peça à sua filha que resuma nas suas próprias palavras o que ela leu. Isso a ajudará a captar o sentido do assunto e a gravá-lo na memória. Recapitular, ou seja, repetir pontos-chave após a leitura de um artigo é outra ajuda à memória que você pode lhes ensinar. Até mesmo crianças podem ser ensinadas a fazer breves anotações durante os estudos ou nas reuniões congregacionais. Que enorme ajuda para a concentração isso pode ser! Essas técnicas simples mantêm a aprendizagem animada e significativa tanto para você como para seus filhos.
Crie circunstâncias favoráveis ao estudo. Boa iluminação e ventilação, num ambiente sossegado e confortável, facilitam a concentração. Naturalmente, a atitude dos pais para com o estudo é fundamental. “É muito importante ser regular e coerente em tirar tempo para leitura e estudo”, diz certa mãe. “Isso ajuda os filhos a serem organizados. Eles aprendem que certas coisas precisam ser realizadas num tempo específico.” Muitos pais simplesmente não permitem outras atividades nas horas reservadas para o estudo. De acordo com certo especialista, essa postura é uma das coisas que mais contribuem para o ensino de bons hábitos de estudo aos filhos.
Destaque o valor do estudo. Por fim, ajude os filhos a ver os benefícios do estudo. Usar as informações realça o verdadeiro objetivo por trás do estudo. Certo jovem admite: “Se não vejo nenhuma vantagem na matéria, nem tenho vontade de estudá-la. Mas se posso aplicá-la pessoalmente, aí sim é uma coisa que eu quero entender.” Quando os jovens veem no estudo um meio de alcançar um importante objetivo, eles se aprofundam nele. Aguardarão com interesse as horas de estudo, assim como aguardavam os momentos de leitura quando eram mais novos.
Pai e filho estudando

Estudo . . .

  • Dê bom exemplo
  • Treine seus filhos a . . .
    • concentrar-se
    • fazer comparações
    • resumir
    • recapitular
    • fazer anotações
  • Crie circunstâncias favoráveis ao estudo
  • Destaque o valor do estudo

A melhor recompensa

Seria impossível alistar aqui todos os benefícios de estimular nos filhos o amor à leitura. Ser bem-sucedido na escola, no trabalho, nas relações humanas, em entender o mundo em que vivemos e em estreitar os laços de amor entre pais e filhos são apenas alguns desses benefícios, sem mencionar a pura satisfação que a leitura e o estudo proporcionam.
Acima de tudo, o amor ao estudo pode ajudar seus filhos a se tornarem pessoas de mentalidade espiritual. O amor ao estudo é a chave para abrir a mente e o coração deles para compreenderem ‘a largura, o comprimento, a altura e a profundidade’ da verdade bíblica. (Efé. 3:18) Naturalmente, os pais cristãos têm muito a ensinar aos filhos. Ao dedicarem tempo e atenção a eles, e fazerem o possível para lhes dar um bom começo na vida, os pais esperam que seus filhos por fim escolham tornar-se adoradores de Jeová. Por aprenderem bons hábitos de estudo, os filhos terão os meios de assegurar seu bem-estar espiritual e edificar uma boa relação com Deus. Portanto, você tem boas razões para orar a Jeová pedindo que ele abençoe seu esforço de estimular nos filhos o amor à leitura e ao estudo. — Pro. 22:6.

*  Ler e estudar é um desafio especial para crianças com deficiência de aprendizagem. Quanto ao que os pais podem fazer para ajudá-las, vejaDespertai! de 22 de fevereiro de 1997, páginas 3-10.
Um pai lendo para sua filha
Início
Publicado em A Sentinela de 15 de julho de 2010