Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Hubble fotografa nebulosa planetária a 6.500 anos-luz

Hubble fotografa nebulosa planetária a 6.500 anos-luz: "A Nasa divulga nesta segunda-feira uma imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble da nebulosa planetária NGC 6210. Localizada a 6.500 anos-luz da Terra, na constelação de Hércules, a nebulosa foi descoberta em 1825 pelo alemão Friedrich Georg Wilhelm Struve. A despeito do nome, nebulosas"
HST/Nasa-ESA

Holanda se previne contra alta das marés

Holanda se previne contra alta das marés: "Há 57 anos, uma enchente devastou a Holanda e matou 1,8 mil pessoas – número de vítimas semelhante ao de New Orleans com o furacão Katrina. O país nunca esqueceu a tragédia – vários diques não conseguiram conter as águas de uma tormenta associada à maré alta – e todos falam dela como se tivesse"

Tigre de Sumatra fotografado

Tigre de Sumatra fotografado: " Ameaçado seriamente de extinção, um tigre-de-Sumatra foi flagrado na Indonésia por uma câmeratrap – dispositivo automático usado para capturar imagens dos animais no ambiente selvagem. A foto, divulgada pela ONG ambientalista WWF, alerta para a presença de máquinas escavadeiras desmatando a área,"

No futuro sem "boot" no computador, talvez em 05 anos


Tecnologia elimina necessidade de boots em computadores

Por IDG News Service

Publicada em 18 de outubro de 2010 às 12h19
    Nova técnica de transistores reduziria o consumo de energia de tal maneira que PCs e outros dispositivos eletrônicos poderão permanecer ligados o tempo todo.


Físicos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos (EUA), fizeram uma descoberta significativa para o desenvolvimento de um tecnologia que libertaria os usuários da necessidade de realizar boot em computadores, combinando assim a lógica com a memória de leitura não volátil.
Segundo o cientista chefe que conduz a pesquisa, a nova tecnologia de transistores poderia se tornar uma realidade em cerca de cinco anos, reduzindo o consumo de energia de tal maneira que computadores, telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos poderão permanecer ligados o tempo todo.
A descoberta ocorreu quando os pesquisadores injetaram com sucesso, um elétron girando ao redor do seu eixo, em um material chamado de grafeno, que é essencialmente uma camada muito fina de grafite, semelhante a encontrada em um lápis, com a espessura de um átomo.
O processo é conhecido em inglês como "Tunneling Spin Injection", e trata-se de colocar um elétron no grafeno, representando um bit de dados. Ao injetar vários bits no grafeno, ele podem ser armazenados em um estado não-volátil (sem a necessidade de eletricidade).
spintronic.jpg
Fluxo de elétrons segundo universidade norte-americana
A imagem de cima mostra o fluxo de elétrons (linha pontilhada) quando nenhum isolante é usado. Como demonstrado na imagem abaixo, o fluxo do elétrons polarizados é muito melhor quando um isolante de óxido de magnésio é utilizado. (Crédito da imagem: laboratório Kawakami, UC Riverside). Se bem sucedido, os pesquisadores criaram um chip que elimina as operações de entrada / saída (I/O).  
"Se você pode diminuir a energia necessária, então você pode diminuir o tamanho dos circuitos de apoio", afirmou Kawakami. "Estamos trabalhando em um conceito totalmente novo", comentou ele. 
O Grafeno recebeu ampla notoriedade no início deste mês, quando os pesquisadores russos Andre Geim e Konstantin Novoselov venceram o Prêmio Nobel de Física 2010 por novas descobertas sobre o material.
(Lucas Mearian)

Para o Vaticano, Homer Simpson é um 'verdadeiro católico'

Para o Vaticano, Homer Simpson é um 'verdadeiro católico': "

RIO - Um dos personagens mais famosos - e politicamente incorretos - da televisão mundial, Homem Simpson foi declarado 'um verdadeiro católico' pelo jornal oficial do Vaticano
...

Leia mais

Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Constelação Unicórnio vista em infravermelho

Constelação Unicórnio vista em infravermelho: "SÃO PAULO - O European Southern Observatory divulgou imagens da constelação de Monoceros, o Unicórnio. ( Paula Rothman, de INFO Online )"
Constelação Unicórnio vista em infravermelho

Câmara fecha o cerco contra games violentos

Câmara fecha o cerco contra games violentos: "SÃO PAULO – Parece que a Câmara Federal está de olho nos videogames. Tramita por lá um Projeto de Lei... ( Monica Campi, de INFO Online* )"