Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Vale conferir essas fotos


Concurso premia fotos de vida selvagem



Uma foto que mostra o trabalho de formigas comendo uma folha foi a grande vencedora do concurso anual Wildlife Photographer of the Year, anunciado nesta semana em Londres.
A imagem, do húngaro Bence Máté, foi tirada à noite, com a ajuda de um flash por trás da folha, ressaltando apenas a silhueta das formigas.
A foto de Mate será exposta ao lado de outras 100 imagens enviadas para o concurso em uma exposição aberta nesta sexta-feira no Museu de História Natural de Londres, até março do ano que vem.
Entre as imagens selecionadas pelo concurso está um “close” de um jacaré feito no Pantanal pelo fotógrafo brasileiro Marcelo Krause, que recebeu uma menção honrosa na categoria 'Mundo Subaquático'.

Anatomista alemão vende partes reais de corpos pela internet

Anatomista alemão vende partes reais de corpos pela internet: "

BERLIM (Reuters Life!) - Gunther von Hagens, um anatomista alemão famoso pela sua polêmica exposição 'Os Mundos do Corpo', na qual ele exibe cadáveres plastinados, agora está vendendo pela internet partes de corpos humanos e de animais, até em forma de jóias
...

Leia mais


Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"

Dez perguntas sobre a segurança de seu sistema



Depois que o Google informou haver várias ameaças pairando sobre suas senhas, decidimos fazer um teste para você verificar se cuida de maneira apropriada de seu sistema. Tome o tempo necessário para responder às dez perguntas sobre segurança que podem mudar seu jeito de lidar com seu sistema.

Sendo assim, confiram o quiz.

Como IBGE conta os brasileiros

Como o IBGE conta os brasileiros



Renata Costa
Sexta-feira, 22 de outubro de 2010 - 10h34
SÃO PAULO - José Sant’Anna Bevilaqua, diretor adjunto de TI do IBGE, explica como a tecnologia está tornando mais rápido o Censo 2010.
Como o IBGE conta os brasileiros
Montagem sobre fotos Andrea Marques e Claudio Rossi
Uma mudança de ferramentas fará grande diferença no trabalho dos 190 000 recenseadores que estão nas ruas dos 5 565 municípios brasileiros para coletar informações para o Censo 2010. Neste ano, o papel e a caneta foram abandonados pelos profissionais. Eles chegam aos domicílios de todo o Brasil com smartphones (com a função de telefone bloqueada) para ajudar na tarefa. Outra mudança é o Censo Online, ferramenta para envio de dados dos cidadãos pela web. Por trás da evolução tecnológica está José Sant’Anna Bevilaqua, diretor adjunto de TI do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, e coordenador do Censo 2010. Bevilaqua, que atua no IBGE há 30 anos, falou à INFO sobre os avanços tecnológicos e as limitações do seu trabalho.
INFO -  Qual é a vantagem de usar smartphones na coleta de dados? 
BEVILAQUA - No mesmo dia que encerrarmos a coleta de informações, 31 de outubro, teremos quase todos os dados contabilizados. Claro que ainda deve levar mais umas três semanas para chegar a última informação — aquela do cara que tem de pegar um barquinho e navegar até alguma cidade para nos mandar os últimos dados. Nos outros censos, levamos de três a quatro meses para publicar os primeiros resultados; e de três a quatro anos para divulgar as análises. Nesta vez, divulgaremos os primeiros números em 27 de novembro. No início de 2012, no máximo, teremos todas as análises. Dados como taxa de fecundidade, emprego, educação e outros estarão prontos para ser divulgados.
INFO - O que acontece com a informação depois que ela é colhida no smartphone? 
BEVILAQUA - Há 7 000 postos de coleta espalhados pelo país, com laptops para centralizar as informações. Cada recenseador vai ao menos uma vez por semana ao posto para transmitir os dados. Três mil postos estão conectados à internet. Neles, a transmissão é feita quase automaticamente. Nos outros, a informação é salva num pen drive e transmitida a partir de um local com acesso à internet. Seria melhor se a informação nos fosse enviada diariamente. Mas isso ainda não é possível. No Acre, por exemplo, na época das secas, há rios que ficam completamente secos, o que impede a navegação neles. É preciso ir de bicicleta ou de moto sobre o leito do rio para chegar a uma cidade com conexão à internet.
INFO - Há postos de coleta com internet sem fio? 
BEVILAQUA - Sim, em 20% dos postos colocamos modem 2G e 3G. No Pará, contratamos 20 antenas de transmissão por satélite.
INFO - Por que os recenseadores não usam netbooks na coleta de dados? 
BEVILAQUA - Fizemos um teste com netbooks no ano passado. Foi um fracasso do ponto de vista da ergonomia. O equipamento tinha mais ou menos 1,1 quilo. O recenseador fica em pé, na rua, com aquilo no braço durante o dia inteiro. No final, o netbook pesava uma tonelada. Além disso, a luz solar atrapalhava a visibilidade da tela na rua.
INFO - Como fica a questão da segurança dos dados? 
BEVILAQUA - Por lei, somos obrigados a preservar o sigilo da informação do cidadão. Quando as respostas à entrevista são colocadas no smartphone, elas são cifradas automaticamente. Nos laptops dos postos de coleta, os dados continuam criptografados. A transmissão pela internet exige que o funcionário faça login e digite uma senha. E as informações se mantêm codificadas. Só no nosso centro de informações os arquivos são abertos para o processamento.
INFO - Qual é a infraestrutura do IBGE para processar os dados? 
BEVILAQUA - Temos servidores de diversos portes — desde mainframes z10, da IBM, até servidores de alta velocidade. Nosso data center central fica no Rio de Janeiro. Regionalmente, temos pequenos centros de processamento nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia, para tratamento intermediário de dados.
INFO - As pessoas podem responder ao questionário do Censo na web? 
BEVILAQUA - Ao receber o recenseador, a pessoa pode optar pelo preenchimento na internet. Nesse caso, ela recebe um código, uma senha e o link para acesso ao questionário online. O sistema está preparado para aceitar até 10 000 pessoas simultaneamente.
INFO - Como serão os censos no futuro? 
BEVILAQUA - Nos próximos anos, teremos métodos estatísticos mais inteligentes. Com a informação de apenas algumas pessoas de um bairro, por exemplo, conseguiremos mapear toda a região. Ou seja, teremos investigação por amostra, graças ao avanço nos cálculos estatísticos

Lula é discípulo de Margaret Thatcher, diz dono do 'Wall Street Journal'

Lula é discípulo de Margaret Thatcher, diz dono do 'Wall Street Journal'


O empresário Rupert Murdoch, dono do império de mídia News Corporation e conhecido pelas ideias conservadoras, disse na quinta-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é discípulo de Margaret Thatcher, premiê britânica do fim dos anos 70 até o início dos 90 e conhecida como "a dama de ferro".
"O presidente Lula, do Brasil, pode ter começado sua vida como um socialista, mas agora é um thatcherista. Sem orgulho, as pessoas não prosperam. Sem um bolo maior, as porções ficam menores --e as [pessoas] mais vulneráveis são as que vão sofrer mais", afirmou.
A comparação entre o brasileiro e a política britânica ocorreu em um discurso em que Murdoch elogiava o governo Thatcher e pregava a necessidade da melhora da educação no Reino Unido.
Segundo o empresário (dono do "Wall Street Journal" e da rede Fox), "no ascendente Brasil, por exemplo, as favelas até recentemente eram muito perigosas até mesmo para a polícia entrar. Agora elas estão sendo renovadas, graças a uma ideia que não é desconhecida para as pessoas nesta sala [onde foi feito o discurso]".
"A ideia é: permita que a população local compre sua casa, deixe que tenha orgulho do seu local e veja a localidade progredir", afirmou.
Para ele, a primeira-ministra sabia que "talento não estava limitado à classe social" e que, "para os talentosos triunfarem", é preciso retirar as barreiras contra as aspirações da classe trabalhadora.
Hoje em dia, disse Murdoch, fazer um bolo maior exige que "olhemos além de nossas fronteiras --além até mesmo da Europa-- em busca de oportunidades".
Thatcher, 85, é um dos principais símbolos do conservadorismo dos anos 80 (ao lado do presidente americano Ronald Reagan), e seu governo ficou marcado pela redução do tamanho do Estado e dos direitos trabalhistas.
"Quantas pessoas esqueceram tão rapidamente que ela não só mudou o Reino Unido como, ao lado de Ronald Reagan, mudou o mundo para muito, muito melhor", enfatizou o empresário australiano, que é dono de jornais britânicos como o "Times" e "The Sun".

Álbuns de estúdio do Legião Urbana são reeditados em CD e em vinil

Álbuns de estúdio do Legião Urbana são reeditados em CD e em vinil: "

Além do conteúdo musical - a partir da remasterização realizada, em 1995, no estúdio Abbey Road -, das capas e dos encartes originais, essa nova fornada traz muitas fotos inéditas e textos (da jornalista Christina Fuscaldo) com detalhes sobre a produção de cada título, a partir de entrevistas com os músicos e demais envolvidos nas gravações
...

Leia mais

Legião Urbana - Divulgação

Assine O GLOBO e receba todo o conteúdo do jornal na sua casa

"