Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Lógica do pensador francês Descartes é tema da Coleção

Lógica do pensador francês Descartes é tema da Coleção: "A razão domina o sexto volume da Coleção Folha Livros que Mudaram o Mundo.
Domingo, dia 17/10, chega às bancas o volume com "Discurso sobre o Método" (tradução de Noberto de Paula Lima) e "Princípios da Filosofia" (tradução de Torrieri Guimarães), do filósofo, físico e matemático francês René Descartes (1596-1650).
Em uma sociedade recém-saída da Idade Média e ainda submetida à autoridade eclesiástica, Descartes propôs métodos matemáticos de indagação e pesquisa da verdade. Por privilegiar a razão como via de acesso ao conhecimento, é tido com um dos pioneiros do racionalismo.
Leia mais (14/10/2010 - 11h55)"

Berlim revisita figura histórica de Hitler em exposição polêmica

Berlim revisita figura histórica de Hitler em exposição polêmica: "Uma polêmica exposição em Berlim pretende explicar a fascinação que Adolf Hitler causou nos alemães e pode se transformar em um centro de peregrinação de neonazistas por conta da quantidade de objetos expostos.
Sob o título de "Hitler and the Germans. Nation and Crime" ("Hitler e os Alemães. Nação e Crime", em tradução livre), a exposição propõe uma reflexão sobre como praticamente todos os setores da sociedade alemã contribuíram para criar um culto ao ditador até os últimos dias da Segunda Guerra Mundial.
Uniformes das SS (organização paramilitar ligada do partido nazista) e da Gestapo (Polícia secreta), bustos e fotografias de Hitler e uma coleção de medalhas nazistas se unem a textos e vídeos explicativos em um espaço de mais de mil metros quadrados no Museu de História da Alemanha.
Leia mais (14/10/2010 - 11h15)"