Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ditados populares versão 2.0

Nuclearoids | [TGIF]



Um jogo online de reação em cadeia. Em Nuclearoids, seu objetivo é explodir todos os núcleos atômicos destacados no começo de cada nível, clicando em apenas um deles para iniciar a reação.

A brincadeira é uma referência a reações nucleares em cadeia, onde um núcleo atômico instável pode ser bombardeado por um nêutron, por exemplo, e ao se desintegrar lança mais nêutrons que por sua vez desintegram outros núcleos. Conceito um tanto complicado de expressar e entender em palavras, mas que o joguinho online deve transmitir em questão de segundos. A reação de desintegração, ou fissão dos núcleos, se feita do modo certo se torna uma reação em cadeia até que todos os núcleos, ou boa parte deles, tenha se dividido. Em um material radioativo e com uma massa significativa, a reação pode rapidamente liberar enormes quantidades de energia, no que conhecemos como bombas atômicas.

No joguinho, inofensivo, as primeiras fases são bem fáceis. É porque a matéria está de certa forma próxima da “massa crítica”, na qual a reação em cadeia pode ocorrer mesmo espontaneamente. Clicando em praticamente qualquer núcleo se assiste a um show de luzes. À medida que as fases vão avançando, criar uma reação em cadeia vai se tornando mais difícil.

O jogo não chega a ser uma lição de física nuclear, e inclui “nuclearoids” com comportamento muito diferente de qualquer núcleo atômico conhecido – não que aqueles mais comuns sejam realmente modelos fiéis de átomos reais. Além da diversão, contudo, têm toda essa bagagem intuitiva a conceitos mais complicados. A natureza é ainda mais rica em complexidade e atividade que os momentos mais brilhantes desse joguinho.

Nuclearoids se soma a outros joguinhos excelentes como Orbitrunner, que dá uma noção das leis de Kepler, e Starlight, ensinando algo de astronomia.

A Imaginação infantil é fértil…

A Imaginação infantil é fértil…: "

Eramos todos assim! :grin:
"

10 Piores Hábitos para o Cérebro

10 Piores Hábitos para o Cérebro: "Saiu uma informação interessante no site HealthMad, sobre os 10 piores hábitos que 'machucam' o cérebro.
Imagem: Luciana Gimenez
10 - Falta de pensamentos criavos e estimulantesPensar é a melhor maneira de 'trinar' o seu cérebro. Deixar de manter o cérebro estimulado pode causar lesão cerebral, que é a destruição ou degeneração das células do cérebro.
Imagem: Humberto, mudinho
9 - Falar pouco Conversar sobre assuntos variados melhoram a eficiência do cérebro.8 - Trabalhar enquanto estiver doente.Trabalhar muito ou estudar demais enquanto estiver doente pode prejudicar a eficiência do cérebro e causar pequenos danos ao cérebro.
Imagem: Dormir com a Cabeça coberta
7 - Dormir com a cabeça cobertaDormir com a cabeça coberta aumenta a concentração de dióxido de carbono e diminui a concentração de oxigênio, o que pode levar a causar, entre alguns problemas, danos no cérebro.6 - Dormir poucoDormir permite que seu cérebro descança. Ficar muito tempo sem dormir bem acelera a morte de células cerebrais.
Imagem: Poluição do Ar
5 - Poluição do ArO cérebro é o maior consumidor de oxigênio do nosso corpo. Inalar a poluição do ar diminui o suprimento de oxigênio ao cérebo. O que faz cair a eficiência do cérebro.
Imagem: Gordinho comendo açucar
4 - Consumir muito açucarMuito açucar interrompe a absorção de proteínas e nutrientes. Este falta de nutrientes interrompe o desenvolvimento ideal do cérebro.
Imagem: Fumar só fode tudo de vez...
3 - Fumar (é mesmo?? nossa, que novidade...)Motivo de múltiplos problemas para o cérebro e um deles é aumentar as chances de ter Alzheimer.2 - Reagir ExageradamenteCausa o endurecimento das artérias cerebrais, levando a diminuição da capacidade cerebral.
Imagem: Café da Manhã saudável
1 - Café da ManhãPessoas que não tomam café da manhã tem uma baixa de açucar no sangue. Isso faz com que o transporte de nutrientes ao cérebro fique insuficiente, causando a degeneração do cérebro.É a vida de vocês..."