Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Veredas : Angústia



Angústia, ao atravessar um rio, viu uma massa de argila e, mergulhada nos seus pensamentos, apanhou-a e começou a modelar uma figura.
Quando deliberava sobre o que fizera, Júpiter apareceu. Angústia pediu que ele desse uma alma à figura que modelara. e. facilmente, conseguiu o que pediu.
Como Angústia quisesse, de si própria dar um nome à figura que modelara, Júpiter proibiu e prescreveu que lhe fosse dado o seu. Enquanto Angústia e Júpiter discutiam, Terra apareceu e quis que fosse dado o seu nome a quem ela fornecera o corpo.
Saturno foi escolhido como árbitro. E este, equitativamente, assim julgou a questão:
"Tu, Júpiter, porque lhe destes a alma, tu a terás depois da morte. E tu, Terra, porque lhe destes o corpo, tu o receberás após a morte. Todavia, porque foi Angústia quem primeiramente a modelou, que ela a tenha, enquanto a figura viver.
Mas, uma vez que existe entre vós uma controvérsia sobre o nome, que ela seja chamada 'homem', porque feita do humus."
(Fábula 220 de Caius Julius Hyginus, escravo pessoal do Imperador Caio Júlio César Octávio)


Blog: Veredas
Postagem: Angústia
Link: http://sandraporteous.blogspot.com/2010/08/angustia.html

--
Powered by Blogger
http://www.blogger.com/

Manacapuru aguenta?

Olá! Em 2007 o IBGE contou em Manacapuru uma população superior a 85.000 habitantes. Perfeito. Até aí tudo bem. Mas aí resolveram construir uma ponte sobre o rio Negro, isso é ótimo, reduz custos de viajem, encurta o tempo para entrega de mercadorias. Perfeito, nada contra. Só que nossa amada administração municipal ainda não pensou, ou se pensou ninguém sabe, em organizar o fluxo do trânsito da "Princesinha do Solimões".
O que acontece? A cidade continua agindo como cidade de interior que é, mas nem tem noção de que já não é (cresceu! Pow). Mas, o que acontece? A cidade possui apenas um semáforo e em horário escolar, quando o sinal do sentido bairro/centro fecha a fila de carros fica enorme, daí os motoqueiros invadem a outra faixa para passar os carros parados e para evitar acidentes os carros que vem em sentido contrário devem se apertar contra o acostamento.
Outra, aqui em Manacapuru todos sabem que a Av. Ribeiro Jr. no trecho do Banco do Brasil é mão única (sentido beira/centro), mas os motoqueiros insistem em andar na contra-mão, não jogar o carro contra eles nessa situação é impossível - e ainda se acham certos. (Absurdo!). E os cruzamentos Blv. Pedro Ratz/Av. Gaspar Fernandes e Blv/ Pedro Ratz/Av. Carolina Fernandes? Solução? Bloqueio com blocos de concreto, assim força-se o trânsito a fluir em um único sentido reduzindo congestionamentos e risco de acidentes. O mesmo deve ser aplicado no trecho Av. Cristo Rei/Av. Eduardo Ribeiro.
Algumas ruas deveriam possuir sentido único para evitar-se estacionamentos em filas duplas (por eliminação dessas filas duplas [dã!]), isso aumentaria o número de vagas para estacionar no centro.
Bom isso é só um esboço. Agora imagine a intensificação do trânsito da cidade com a conclusão da ponte. Imaginem o caos que vai ser quando milhares de carros chegarem a nossa cidade sem orientação, vendo todo mundo fazendo as coisas de qualquer jeito e pior, na maior impunidade.
Será que Manacapuru aguenta?