Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como coisas simples podem alavancar muito trabalho descobertas importantíssimas

Rastro de poeira da Terra pode ajudar a descobrir novos planetas

Rastro de poeira da Terra pode ajudar a descobrir novos planetas: "O mergulho recente do Telescópio Espacial Spitzer no rastro de poeira que o planeta Terra deixa no espaço gerou dados que poderão ajudar cientistas a encontrar planetas em órbita de outras estrelas, diz nota emitida pela Nasa. 'Planetas em sistemas solares distantes provavelmente tem rastros"
Terra

Como se faz Mapa da matéria escura do universo?

a Paula Rothman explica em sua matéria na Info Abril
É claro que eu Ctrl+C / Ctrl+V pra você, mas o link tá aí em cima.


Nasa cria mapa da matéria escura no universo

Paula Rothman, de INFO Online  Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 12h49



Nasa cria mapa da matéria escura no universo
NASA, ESA, D. Coe (NASA Jet Propulsion Laboratory/California Institute of Technology, and Space Telescope Science Institute), N. Benitez (Institute of Astrophysics of Andalusia, Spain), T. Broadhurst
O aglomerado de galáxias Abel, com trilhões de estrelas

SÃO PAULO - Usando o telescópio Espacial Hubble, e se aproveitando de um curioso fenômeno de “lentes de aumento” espaciais, astrônomos criaram os mais precisos e detalhados mapas da Matéria Escura no Universo.
Essas novas observações podem fornecer dados importantes sobre a formação dos aglomerados galácticos no início do universo – e indicam que eles podem ter surgido antes do que o esperado. Ou, segundo os astrônomos, antes que a energia escura tivesse impedido seu crescimento.
Ninguém sabe ao certo o que é a matéria ou energia escura. A matéria escura explica coisas que não podemos ver, mas sabemos que estão lá. As galáxias em espiral, por exemplo, geram tanta força centrípeta que seriam arrebentadas não fosse a gravidade existente nelas. No entanto, elas não possuem matéria visível o suficiente para produzir a gravidade necessária – levando à conclusão de que há algo invisível, sem luz, mas com massa.
Esse tipo de partícula constitui mais de 20% de todo o universo – o que pode parecer pouco, mas pense que a matéria visível (aquilo de que somos feitos, elétrons, prótons, nêutrons) representa apenas 4% de tudo o que existe no cosmos. O restante, cerca de 76%, é algo ainda mais complicado, conhecido como energia escura.
Sabe-se que a energia escura está em constante briga contra a “puxada” gravitacional da matéria escura. A energia escura empurra as galáxias para longe umas das outras, esticando o espaço entre elas. Esse movimento impede, portanto, que hoje se formem grandes aglomerados galácticos – os chamados clusters galácticos. As estruturas que existem hoje teriam se formado há muito tempo - antes que a energia escura tivesse impedido seu crescimento.
Uma maneira de provar que essa guerra existe é mapeando a distribuição da própria matéria escura nos clusters. Para fazer isso, a equipe liderada por Dan Coe, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, usou uma das câmeras do Hubble para localizar esse material invisível no cluster de galáxias Abell 1689, localizado a 2.2 bilhões de anos-luz, que  possui mais de mil galáxias e trilhões de estrelas.
A maior parte da gravidade do cluster vem da matéria escura, e essa gravidade funciona como uma lente de aumento cósmica, torcendo e ampliando a luz de diferentes galáxias atrás dela. Esse efeito, chamado de “lentes gravitacionais” produz imagens múltiplas, deformadas e ampliadas dessas galáxias. Analisando mais de 135 imagens múltiplas de 42 galáxias ao fundo, os astrônomos puderam estimar a quantidade de matéria escura no aglomerado. Se a gravidade do cluster viesse só das galáxias visíveis, a distorção da luz das galáxias de fundo seria muito mais fraca.
O mapa criado com a ajuda do matemático Edward Fuselier confirmou resultados anteriores que mostravam que o centro do aglomerado Abell 1689 é muito mais denso em matéria escura do seria de se esperar para um cluster desse tamanho. A descoberta é surpreendente já que, em tese, a força da energia escura no início do universo deveria ter barrado o crescimento de qualquer cluster. A conclusão é a de que o Abel teria que ter começado a se formar bilhões de anos antes do que se pensava.
A ideia, agora, é observar mais clusters e mapear a distribuição da matéria escura, buscando por mais pistas da formação dessas estruturas no universo primitivo.

Índios na Amazônia tinham pais secundários


Nas sociedades indígenas da Amazônia, crianças tinham uma mãe e muitos pais

Conforme a pesquisa, o modelo trazia vantagens para a mulher, num sistema onde havia muitas guerras

12 de novembro de 2010 | 16h 17


Foto do site teleios

EFE - EFE
A paternidade múltipla, baseada na crença de que vários homens podiam contribuir para a concepção de uma criança, foi a técnica mais usada nas sociedades indígenas da Amazônia, segundo um estudo da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.
Os autores do artigo publicado na última edição da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, estimam que até 70% das comunidades do amazônicas usavam o princípio da paternidade múltipla.
"A concepção era vista como um processo gradual no qual se somavam contribuições de esperma de vários homens", descreveu o estudo realizado no Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia e Guianas.
Conforme a pesquisa, o modelo trazia vantagens para a mulher, por se acreditar que "pais secundários" contribuíam geneticamente, e por garantir que seus filhos sempre teriam pelo menos um pai, numa sociedade que frequentemente estava em guerra.
O estudo esclareceu que os pais "secundários" costumavam ser parentes ou amigos do companheiro oficial.
"Este costume começou há 5 mil anos e se manteve na maioria das sociedades da região até as últimas duas gerações, provavelmente ainda exista em 20 ou 30 comunidades", explicou um dos autores, o antropólogo Robert Walker à Agência Efe.
A técnica é rara dentre as antigas civilizações, com registros de casos isolados na Índia e na Papua-Nova Guiné.

Matéria do estadao.com

Uso extendido do I-Pad



Seja criativo use seu I-pad também em manifestações. Mais dinâmico que um simples cartaz.

Teste de recorte com nova extensão

http://www.webpagescreenshot.info/img/756443-1112201040915PM Captured by http://bit.ly/cF6sYP

Um salto para o futuro



O @marcelotas postou no blog dele e eu vi e eu achei muito legal. Sempre tive curiosidade de ver um milho se tornando um celebridade. Como disse o Tas o exato momento em que uma semente de milho salta de seu anonimato vegetal para virar pipoca de cinema