Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Como se faz Mapa da matéria escura do universo?

a Paula Rothman explica em sua matéria na Info Abril
É claro que eu Ctrl+C / Ctrl+V pra você, mas o link tá aí em cima.


Nasa cria mapa da matéria escura no universo

Paula Rothman, de INFO Online  Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 12h49



Nasa cria mapa da matéria escura no universo
NASA, ESA, D. Coe (NASA Jet Propulsion Laboratory/California Institute of Technology, and Space Telescope Science Institute), N. Benitez (Institute of Astrophysics of Andalusia, Spain), T. Broadhurst
O aglomerado de galáxias Abel, com trilhões de estrelas

SÃO PAULO - Usando o telescópio Espacial Hubble, e se aproveitando de um curioso fenômeno de “lentes de aumento” espaciais, astrônomos criaram os mais precisos e detalhados mapas da Matéria Escura no Universo.
Essas novas observações podem fornecer dados importantes sobre a formação dos aglomerados galácticos no início do universo – e indicam que eles podem ter surgido antes do que o esperado. Ou, segundo os astrônomos, antes que a energia escura tivesse impedido seu crescimento.
Ninguém sabe ao certo o que é a matéria ou energia escura. A matéria escura explica coisas que não podemos ver, mas sabemos que estão lá. As galáxias em espiral, por exemplo, geram tanta força centrípeta que seriam arrebentadas não fosse a gravidade existente nelas. No entanto, elas não possuem matéria visível o suficiente para produzir a gravidade necessária – levando à conclusão de que há algo invisível, sem luz, mas com massa.
Esse tipo de partícula constitui mais de 20% de todo o universo – o que pode parecer pouco, mas pense que a matéria visível (aquilo de que somos feitos, elétrons, prótons, nêutrons) representa apenas 4% de tudo o que existe no cosmos. O restante, cerca de 76%, é algo ainda mais complicado, conhecido como energia escura.
Sabe-se que a energia escura está em constante briga contra a “puxada” gravitacional da matéria escura. A energia escura empurra as galáxias para longe umas das outras, esticando o espaço entre elas. Esse movimento impede, portanto, que hoje se formem grandes aglomerados galácticos – os chamados clusters galácticos. As estruturas que existem hoje teriam se formado há muito tempo - antes que a energia escura tivesse impedido seu crescimento.
Uma maneira de provar que essa guerra existe é mapeando a distribuição da própria matéria escura nos clusters. Para fazer isso, a equipe liderada por Dan Coe, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, usou uma das câmeras do Hubble para localizar esse material invisível no cluster de galáxias Abell 1689, localizado a 2.2 bilhões de anos-luz, que  possui mais de mil galáxias e trilhões de estrelas.
A maior parte da gravidade do cluster vem da matéria escura, e essa gravidade funciona como uma lente de aumento cósmica, torcendo e ampliando a luz de diferentes galáxias atrás dela. Esse efeito, chamado de “lentes gravitacionais” produz imagens múltiplas, deformadas e ampliadas dessas galáxias. Analisando mais de 135 imagens múltiplas de 42 galáxias ao fundo, os astrônomos puderam estimar a quantidade de matéria escura no aglomerado. Se a gravidade do cluster viesse só das galáxias visíveis, a distorção da luz das galáxias de fundo seria muito mais fraca.
O mapa criado com a ajuda do matemático Edward Fuselier confirmou resultados anteriores que mostravam que o centro do aglomerado Abell 1689 é muito mais denso em matéria escura do seria de se esperar para um cluster desse tamanho. A descoberta é surpreendente já que, em tese, a força da energia escura no início do universo deveria ter barrado o crescimento de qualquer cluster. A conclusão é a de que o Abel teria que ter começado a se formar bilhões de anos antes do que se pensava.
A ideia, agora, é observar mais clusters e mapear a distribuição da matéria escura, buscando por mais pistas da formação dessas estruturas no universo primitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você simplesmente não ignorou esta informação. então deixe seu comentário.
/b/"Não deixes para a tarde o que podes fazer pela manhã"/b/