Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

'Caim' de José Saramago é retirado da lista de finalistas do Prêmio Portugal Telecom


Se todos nós tivéssemos a hombridade e coragem para tomar uma atitude dessas com certeza moraríamos em um lugar melhor. A mudança do mundo se dá quando cada um de nós se compromete em fazer um leve, mas significativa mudança em si mesmo. "Não é preciso mudar o mundo, mudar a si mesmo já ajuda bastante" (Renato Russo). Que possamos ter a coragem de vencer nossos egoísmos e seguir exemplos como o de Saramago.
Foto: Custódio Coimbra
SÃO PAULO - "Caim", do escritor português José Saramago, foi retirado da lista de finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. A decisão foi tomada pela Fundação Saramago e a Companhia das Letras, editora do escritor no Brasil, por conta de um pedido do próprio Saramago. Na segunda-feira, 8 de novembro, serão anunciados os 3 vencedores do prêmio. Durante o anúncio, haverá uma homenagem ao autor que será representado por sua esposa, Pilar.
O finalistas do Prêmio Portigal Telecom são, na poesia, Armando Freitas Filho, com "Lar," e Carlito Azevedo, com "Monograma". Da prosa brasileira, Carlos de Brito Melo, com seu primeiro romance "A passageAdicionar legendam tensa dos corpos", Chico Buarque, com "Leite derramado", Bernardo Carvalho, com "O filho da mãe" e Rodrigo Lacerda com "Outra vida". Para completar a lista brasileira de finalistas: "Pornopopéia" de Reinaldo Moraes e "Olhos secos" de Bernardo Ajzemberg. Na literatura lusófona de outros países, o angolano Ondjaki, com "AvóDezanove e o segredo do soviético".
Leia abaixo a íntegra da carta da Fundação Saramago, solicitando a retirada da obra da lista de finalistas.
Lisboa, 5 de Novembro 2010 - Quando José Saramago recebeu o Prêmio Nobel anunciou que não voltaria a aceitar nenhuma outra distinção literária porque são muitos os escritores que merecem prêmios e poucos os prêmios para distingui-los. Esta atitude, a de partilhar com os seus pares o prazer do reconhecimento, manteve-a em todo o mundo com a disciplina e a honestidade que sempre o caracterizaram. Soube um dia, no entanto, que o seu último livro, "Caim", havia sido apresentado ao Prêmio Portugal Telecom. Perante este fato, anunciou que, no caso de ganhar, o valor do Prêmio teria como destino a Fundação José Saramago, que tem como objetivos a difusão da Literatura em português no mundo e, sobretudo, que os Direitos Humanos não sejam uma declaração retórica mas sim um programa de governo. Assim o disse, assim ficou estabelecido.
Mas a morte interrompeu a cadeia lógica da vida. Assim a sua Fundação decidiu que o prêmio deve ir para um autor vivo e, de comum acordo com a sua editora, a Companhia das Letras, foi tomada a decisão de retirar o livro "Caim" de entre os dez finalistas. Um escritor com presente e futuro ganhará o Prêmio Portugal Telecom no ano de 2010. Não será José Saramago, que pertence já à nossa memória.
A Fundação José Saramago felicita desde já o futuro vencedor do Prêmio Portugal Telecom 2010 e deseja-lhe uma vida tão fecunda, tão humanamente rica e criativa, tão bem-amada como foi a de José Saramago.
Fundação José Saramago.

Para ler a matéria na origem, clique no Título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você simplesmente não ignorou esta informação. então deixe seu comentário.
/b/"Não deixes para a tarde o que podes fazer pela manhã"/b/