Se a curiosidade matou o gato, pelo menos ele não morreu ignorante.
The truth is out there and inside us.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Academia debate tese de Direito premiada na Europa

Academia debate tese de Direito premiada na Europa:

O estudo “Rechtsphilosophie Und Rechtstheorie (Positivismo Jurídico e a Teoria Geral do Direito) na obra de Hans Kelsen” é destaque no programa Academia. O trabalho no formato de tese de doutorado tem como autor Gabriel Nogueira Dias, mestre e doutor pela Rheinischen Friedrich-Wilhelms Universitãt, em Bonn, na Alemanha. O trabalho foi premiado pelo Parlamento Europeu, em 2005, como a melhor tese de Direito da Europa. O autor apresenta uma análise delimitada da obra kelseniana, no que diz respeito ao projeto juspositivista, um traço constante em toda produção de Hans Kelsen.

“O obra analisa o projeto juspositivista de Kelsen na sua gênese e no seu desenvolvimento, apresentando suas pedras fundamentais. Kelsen sempre foi um defensor do positivismo jurídico e, sem dúvida, é assim reconhecido”, explica o autor. A tese é debatida por Alexandre Veronese, professor e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e Cláudia Trindade, procuradora da Fazenda Nacional e doutora em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo.

O programa também apresenta a Bibliografia utilizada no estudo de Gabriel Nogueira e as publicações de Teses e Dissertações que estão chegando ao mercado editorial. No quadro Mestres e Doutores, a conversa é com, Ricardo Lodi Ribeiro, doutor em Direito pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, que fala sobre a importância da carreira acadêmica. No Perfil, um pouco da trajetória de Joaquim Nabuco, diplomata, político, historiador e jornalista.

O Academia é interativo e busca a participação de todo cidadão envolvido nas questões do Direito. Para participar envie um currículo com o título do seu trabalho para o e-mail: academia@stf.jus.br. O programa vai ao ar domingo, às 21h. Horários alternativos: terça-feira, 11h e sexta-feira, 09h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você simplesmente não ignorou esta informação. então deixe seu comentário.
/b/"Não deixes para a tarde o que podes fazer pela manhã"/b/